O que é Lusofonia ?

LUSOFONIA



O termo lusofonia é composto de dois elementos: <luso->, que significa português, e <-fonia> que quer dizer fala. Portanto, quando se fala em lusofonia, deve-se entender países falantes do português. Existem termos para falantes de outros idiomas como anglofonia, francofonia e hispanofonia.
A língua portuguesa surgiu na Península Ibérica onde viviam os iberos, que tomados pelos celtas, falavam um idioma conhecido como celtibero. Com a expansão do Império Romano, o latim chegou à Península e foi imposto com língua oficial. Do choque com as línguas locais, surgiu na região em que se localizava o Condado Portucalense a língua portuguesa. Primeiro, foi identificada como galego-português (que é a forma arcaica do português) e, com o passar do tempo, dividiu-se em dois idiomas: o português e o espanhol. O mais antigo registro escrito em galego-português é uma cantiga reconhecida como “A Ribeirinha”, datada de 1189 (ou 1198).
Somente no século XVI, com as Grandes Navegações que os portugueses ganharam visibilidade já que expandiram seus territórios pelo mundo. Nos cinco continentes há países lusófonos devido a esse momento da história em que Portugal manteve colônias queperduraram até o século XX.
Há localidades pequenas na Ásia que falam um português bastante afetado pela língua do país em que se inserem. Todos os países falantes do português sofreram influências das línguas locais e isso dá uma feição especial ao português de cada país.
A variante oral brasileira é a mais distante da lusitana: isso se deve à interpenetração com a língua tupi, os falares africanos e, depois, as outras línguas modernas vindas com os imigrantes como os italianos, alemães, espanhóis, japoneses etc.
Os blogs dos 9.os anos do Colégio Cantareira, em 2012, trazem dados gerais sobre o português falado no Brasil, em Portugal, em Angola, em Moçambique, em Guiné-Bissau, em Cabo-Verde, em São Tomé e Príncipe, no Timor Leste, em Goa e em Macau. Leiam e apreciem nossas descobertas!